espaco-saude
Espaço Saúde

NOVA VACINA CONTRA MENINGITE

O Sistema único de Saúde (SUS) deverá, em data ainda não confirmada, incluir no calendário de vacinação a vacina contra os meningococos A,C,W, e Y, que protegerá contra infecções por esses quatro tipos de bactérias. Atualmente na rede do SUS só existe a vacina contra o meningococo C. O meningococo, mostrado na figura-1 abaixo, pode causar a doença chamada meningite que se caracteriza pela inflamação das meninges, que são membranas que envolvem e protegem nosso cérebro (figura-2).

Figura-1: Meningococo (Fonte: http://medicsupply.net/doenca-invasiva-meningococica/)

Figura-2: Meninges do cérebro (Fonte: https://www.anatomiaemfoco.com.br/sistema-nervoso/sistema-nervoso-central/meninges/)

Por vezes o meningococo pode espalhar-se pela corrente sanguínea (septicemia ou menongococcemia) o que causa grave distúrbio hemodinâmico e pode levar à morte.Por vezes o meningococo pode espalhar-se pela corrente sanguínea (septicemia ou menongococcemia) o que causa grave distúrbio hemodinâmico e pode levar à morte.

No Brasil, a doença é endêmica com casos esporádicos durante todo o ano, principalmente no inverno, com surtos e epidemias ocasionais. As maiores epidemias registradas no país ocorreram na década de 70 e foram determinadas pelos sorogrupos A e C. Ao longo da década de 80, o sorogrupo B passou a ser o mais frequente, com epidemia em 1988.

Nos últimos 20 anos foram notificados, no Brasil, cerca de 80 mil casos, a maioria causada pelo sorogrupo B. O sorogrupo C aparece como o segundo mais freqüente, tendo sido responsável por alguns surtos, inclusive motivando vacinação em massa de crianças e adultos, como ocorreu em 1995. Em razão disto, passados quase dez anos, com o aumento da população susceptível (pessoas nunca vacinadas e as que perderam a imunidade conferida pela vacina), o sorogrupo C volta a ser uma preocupação particularmente nos grande aglomerados urbanos (Fonte: http://www.cives.ufrj.br/informacao/dm/dm-iv.html).

Outras bactérias como o pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causador de pneumonia, o bacilo da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) e o hemofilo (Haemophilus influenzae) causador de várias infecções da via aérea, podem também causar meningite.A meningite também pode ser causada por vírus, principalmente os enterovírus, poliovírus, echovírus, e coxsackie.A susceptibilidade é geral, entretanto o grupo etário mais vulnerável são as crianças menores de 5 anos, em especial as crianças menores de 1 ano e os indivíduos maiores de 60 anos.

Os indivíduos portadores de quadros crônicos ou doenças imunossupressoras como síndrome nefrótica, asplenia (ausência do baço) anatômica ou funcional; insuficiência renal crônica; diabetes mellitus; infecção pelo HIV, também possuem maior susceptibilidade de adoecer

(fonte:http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/meningites.html).